terça-feira, 5 de maio de 2015

USO DE LUVAS COMO EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL E FISIOTERAPEUTA ACUPUNTURISTA

                                                Arquivo pessoal(2015)

USO DE LUVAS COMO EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL E FISIOTERAPEUTA ACUPUNTURISTA

Em tempos de doenças como HIV, Hepatites C e outras doenças infectocontagiosas os profissionais de saúde, até mesmo Fisioterapeutas, não estão livres de contraí-las. Principalmente porque no meio da classe profissional existem profissionais trabalham com a Acupuntura.
Muitos colegas podem dizer que o uso de luvas atrapalha no momento de localizar os Acupontos, ou que nunca sofreram acidentes. A verdade é que por mais zeloso que o profissional seja, acidentes acontecem.
Segundo uma pesquisa realizada pela UFPB em 2007, cerca de 64% dos acidentes de trabalho acontecem por causa do material perfuro-cortante e 12% por fluidos corpóreos (http://www.scielo.br/pdf/prod/2010nahead/aop00040109.pdf). Como se vê, não dá para ignorar.
Incomoda usar luvas para fazer os procedimentos de Acupuntura, para localizar os pontos onde as agulhas serão inseridas. Entretanto, trata-se de proteção para o profissional e segurança para o paciente.
Quem é utiliza a Crâniopuntura, sabe que a área craniana é bastante vascularizada e poucos são os momentos que ao retirar as agulhas da cabeça do paciente o sangue não vem junto e aí que mora o perigo porque nem toda pessoa irá dizer ao profissional que é portador de uma doença grave.
Todo cuidado é pouco porque além de colocar em risco a vida do paciente, o Fisioterapeuta também poderá colocar em risco sua carreira.

Dra. Amanda Damasceno Soares
Fisioterapeuta Acupunturista
Consultora em Ergonomia
Colunista da Revista NovaFisio
Blogueira e editora do blog: Coisas de Fisioterapia
Fanpage: Coisas de Fisioterapia Dra. Amanda Fisioterapeuta.




Nenhum comentário:

Postar um comentário