sábado, 18 de abril de 2015

A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO ANTES DO TRATAMENTO FISIOTERÁPICO



                                                      Arquivo próprio

Quando estudamos Fisioterapia, dentro do curso temos uma disciplina voltada para a avaliação do paciente, é a avaliação cinético-funcional.
Para muitos, ela não tem nenhuma importância ou pouco importa. Mas é na avaliação cinético-funcional onde iremos desenvolver todo o tratamento do paciente ou simplesmente não fazê-lo. Sim, existirão situações que impedirão o paciente de ser submetido aos atendimentos. E para isto, só o Fisioterapeuta é o profissional competente para determinar os rumos do problema do paciente. Ele é o único que definirá o que o paciente precisará. Saberá se realmente a Fisioterapia pode ajudar o paciente ou se o problema do paciente exigirá um tratamento que fará o Fisioterapeuta encaminhá-lo para outro profissional. A Fisioterapia é uma área que exige altíssima responsabilidade e o profissional saberá o que fazer.
A avaliação cinético-funcional ditará os rumos do tratamento. Nela o profissional irá analisar através de questionários, exame físico (aquele em que o paciente poderá ser observado, tocado, testado em suas sensibilidades dolorosas e de temperatura, existem outros itens também) e também exames como o bom e velho raio x, ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassonografia e quando muito, uma cintilografia óssea (este último é raro, mas pode vir a nós). Então, é através desse arsenal de componentes que um programa de tratamento será preparado.
E se houver um paciente portador de diabete? Ou se for hipertenso? E se tiver, por exemplo, um câncer? Todas essas situações poderão estar na nossa avaliação e cada uma com suas devidas restrições serão estudadas e poderá ter um programa de tratamento diferenciado ou não.
Vou ser muito honesta com você que estará lendo este post. Quando acontece de ter um paciente portador de câncer, eu não o assumo. Por quê? Porque tive pouquíssimo contato com este público e por se tratar de uma doença que exige muita cautela, muito cuidado e também um controle emocional violento, optei por não assumir estes pacientes, inclusive por respeito ao ser humano. Seria uma imprudência minha assumir um paciente com uma doença dessas sem ter o mínimo de conhecimento de como atuar numa área dessas. É atitude de amor e humanidade assumir nossas limitações. A minha na Fisioterapia é esta. Por isso a avaliação cinético-funcional para a Fisioterapia é o item mais importante do tratamento.
Então meus amigos e amigas, quando você precisar de um atendimento de Fisioterapia permita-se ser avaliado por um Fisioterapeuta, ele saberá o que fazer para te ajudar da melhor maneira.
Até a próxima,

Dra. Amanda Damasceno Soares
Fisioterapeuta Acupunturista
Criadora da Página: Coisas de Fisioterapia
Dra. Amanda Fisioterapeuta


Nenhum comentário:

Postar um comentário