domingo, 26 de abril de 2015

COMO UM FISIOTERAPEUTA ASSISTE TV, VÊ FOTOS...

                                                   Arquivo próprio

Há pouco tempo uma amiga disse que sou ‘doida’ porque estava Tela de Sucessos do SBT e durante a programação da emissora observei que lá ao fundo, atrás da Analice Nicolau, um lugar que os jornalistas chamam de redação, tinha um rapaz debruçado, ou melhor, curvado executando seu trabalho.
Pois bem, sou Fisioterapeuta e na minha formação profissional aprendi que procedimento de inspeção é um dos métodos mais importantes da avaliação/anamnese de um profissional Fisioterapeuta e que a partir dela podemos obter informações preciosas sem que o paciente diga uma só palavra. Ossos do ofício. Também quando ainda estudava, um professor dizia que a gente precisava aprender a observar porque muitas vezes a resposta do problema do nosso paciente estava justamente na observação que muitas vezes passa despercebida e o tratamento deixa a desejar. Como queria aprender este detalhe, aproveitava sempre o tempo livre da faculdade e ficava no pátio da universidade ou mesmo ia as ruas observar as pessoas, seu modo de andar, sua postura e aproveitava também para senti-las. Treinava isso todo dia.
Passados alguns anos e hoje já formada sou observadora mesmo. Nada passa despercebido dos meus olhos. Nada mesmo, nem fotos, nem programas de TV.
Esta foto aí acima você acha que eu vi somente Marcelo Torres e o que ele estava falando? Lógico que não. Ouvi o que ele disse, mas observei todo o contexto da foto que eu mesma fiz. E por azar, observei que as pessoas atrás dele estavam com posturas péssimas, o que me deixou preocupada, uma vez que a má postura no trabalho afeta a qualidade de vida no ambiente laboral e também na vida pessoal. Vejam os círculos.
Amigos, nenhum profissional de saúde que calejou seu olhar de tanto observar deixa passar despercebido tudo que vê. 
Então da próxima vez que você for assistir TV ou for mostrar alguma fotografia tendo um Fisioterapeuta ao seu lado, prepare-se ele vai observar tudo.

Até a próxima,

Dra. Amanda Damasceno Soares
Fisioterapeuta Acupunturista
Consultora em Ergonomia
Criadora do Blog Coisas de Fisioterapia
Criadora da Página do Facebook Coisas de Fisioterapia

Nenhum comentário:

Postar um comentário