terça-feira, 28 de abril de 2015

SÍNDROME DO JALECO BRANCO. JÁ OUVIU FALAR?

                                                     Arquivo pessoal


Já ouviu falar de Síndrome do Jaleco Branco ou Hipertensão Jaleco do Branco? Não? Mas certamente você sempre apresentou a pressão normal, mas aí foi ao médico e a pressão deu aquela subida lá no consultório que assustou a você e também ao profissional que te atendeu.
Muitos médicos que conheço dizem que é preciso ter cautela, pois nem sempre este pico de pressão alta é confirmação de hipertensão arterial. O que define se a pessoa é hipertensa ou não é um exame específico chamado MAPA. Não sendo hipertensa, vida normal. Sendo, o médico tomará as medidas necessárias.
Na minha prática profissional tenho contato com uma paciente que tem este problema, no entanto, a causa é outra. Ela é hipertensa e por conta disso sofreu um AVC que lhe deixou algumas sequelas. No começo pensei que fosse por causa da medicação que tinha perdido seu efeito, até cheguei a encaminhá-la ao cardiologista para acompanhar melhor. De fato, mudou a medicação e por um tempo a pressão dela ficou controlada. Posteriormente, tudo voltou a ser como antes e comecei a observar que a pressão dela só sobe nas vésperas da Fisioterapia e no dia do tratamento. Meu sinal de alerta ligou logo que percebi que este fato acontecia e exatamente e somente nos dias de tratamento, já que em dias normais a pressão fica dentro da normalidade. Sempre usei uniforme branco, mas em função disso nos dias de tratamento dela nem jaleco eu uso e mesmo assim a pressão sempre fica alta.
Caros amigos e amigas, se por acaso este evento surgir procurem saber com seu médico se você realmente é hipertenso para não ter fazer um tratamento desnecessário, caso você não seja portador da doença.
Boa noite e até a próxima,


Dra. Amanda Damasceno Soares
Fisioterapeuta Acupunturista
Consultora em Ergonomia
Criadora do Blog Coisas de Fisioterapia

U Criadora da Página do Facebook Coisas de Fisioterapia


3 comentários:

  1. Já vi e presenciei quando uma pessoa saudável tem uma elevação de pressão arterial - associada a sintomas de taquicardia, ansiedade -, quando está consultando um medico ou tratando-se com um Fisioterapeuta.
    Parabéns pela postagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Obrigada pelo comentário Dr. Geraldo. Na minha prática profissional estou tendo a oportunidade de acompanhar uma paciente com esta condição. Por isso, a condição dela motivou-me a escrever sobre isto.

      Excluir