domingo, 26 de abril de 2015

MOBILIÁRIO NO AMBIENTE DE TRABALHO E QUALIDADE DE VIDA, É POSSÍVEL.

Você já parou para perceber seu ambiente de trabalho? Não?
Nos dias de hoje, a maioria das pessoas passa a maior parte do seu tempo no trabalho. Lá construímos amizades, divergências e dependendo do olhar da empresa, muitas pessoas encontram sua ‘cara-metade’ no trabalho.
O que muitos trabalhadores não sabem é que o ambiente profissional é também o lugar propício para desenvolver as chamadas doenças ocupacionais e entre elas temos LER/DORT, doenças respiratórias e até doenças de pele. Principalmente se a empresa não proporcionar ao funcionário condições adequadas para que este possa desempenhar com grande satisfação e sucesso sua atividade dentro de tal empresa.
E nas condições adequadas entram neste item o mobiliário e o uso que o funcionário faz com esse mobiliário muitas vezes poderá determinar o surgimento daquela dor nas costas que a princípio não causa grandes danos e como o cidadão não vai ligar mesmo, toma um analgésico e só depois de uns cinco anos, quando as dores nas costas insistem e persistem, ele vai procurar de um tratamento até chegar ao Fisioterapeuta, isso se aquela dor nas costas não o encostar/deixar de benefício pelo INSS. São muitos os casos, eu garanto e a previdência social, mais ainda, é a previdência quem determina seu empregado vai para licença-médica ou não. Um trabalhador encostado é prejuízo certo para a empresa, porque a empresa deixa de produzir e também é prejuízo para a previdência porque deixa de contribuir para uma futura aposentadoria.
Será que o mobiliário do seu trabalho é adequado a sua estatura ou você não está fazendo mau uso dele? Acontece e muito, a gente sentar de qualquer jeito como se estivéssemos sentados numa cadeira de praia ou então ficarmos curvados diante do computador. Esta última tem um agravante, como afeta a estrutura da coluna a tendência é no futuro a pessoa ficar corcunda. Sim, isto pode acontecer. Sabe aqueles ‘bicos de papagaio’? Você pode formá-los assim também.
Empregador ofereça qualidade de vida ao seu funcionário. Os benefícios não serão só dele, serão da sua empresa e de todos. Um funcionário saudável atrai seus lucros, causa boa impressão da empresa e proporciona também um ambiente saudável onde todos possam trabalhar felizes.
Funcionário obedeça às normas da empresa. Se ela te oferecer meios de você fazer seu trabalho sem prejudicar a sua saúde abrace seu local de trabalho com amor, se o seu assento não estiver adequado comunique-o ao seu chefe para que ele possa tomar medidas adequadas. Seja prudente, a qualidade de vida no seu ambiente de trabalho, também depende de você e não somente do seu patrão.
Boa noite e até a próxima,


Dra. Amanda Damasceno Soares
Fisioterapeuta Acupunturista
Consultora em Ergonomia
Criadora do Blog Coisas de Fisioterapia

Criadora da Página do Facebook Coisas de Fisioterapia

Nenhum comentário:

Postar um comentário