quinta-feira, 23 de abril de 2015

EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL E O PROFISSIONAL DE SAÚDE.

                                                         Arquivo próprio

JALECOS E LUVAS DE PROCEDIMENTO
Já ouviu falar de EPI (equipamento de proteção individual)?
O JALECO – Mais que roupinha da moda ou uma veste qualquer, um jaleco é um grande condutor de bactérias. Vendo-o todo branquinho e impecável, ninguém consegue imaginar que ele possa ser meio de transporte para fungos, bactérias e até vírus.
Sabemos que o ambiente hospitalar é um ambiente poluído por natureza, mas o que mais se vê são profissionais transportando micro-organismos para o meio externo. Mesmo sabendo que a vestimenta é de uso exclusivo para o ambiente de trabalho e é um meio de proteger o profissional de saúde de possíveis bactérias que são resistentes ao ambiente hospitalar, mas que são raras no ambiente externo.
Por se tratar também de uma questão de higiene, o profissional precisa ter consciência de que o seu uso fora do local de trabalho, estará colocando em risco sua própria saúde.
AS LUVAS – Também fazem parte do contexto do profissional de saúde. Muitos dizem que incomoda, atrapalha para fazer uma punção. Assim como um jaleco protege o profissional, o uso da luva entra com este papel também. Pode parece besteira, mas em tempos de Hepatites, HIV todo cuidado é pouco. Principalmente quem faz uso de material perfuro-cortante e infectante, auxiliares, técnicos de enfermagem, médicos, fisioterapeutas que trabalham em ambientes hospitalares ou Acupuntura.
Segundo uma pesquisa realizada pela UFPB em 2007, cerca de 64% dos acidentes de trabalho acontecem por causa do material perfuro-cortante e 12% por fluidos corpóreos (http://www.scielo.br/pdf/prod/2010nahead/aop00040109.pdf).
Profissional de saúde proteja-se. Use o jaleco somente no ambiente hospitalar e as luvas, principalmente quando for usar material perfuro-cortante.
Você, usuário, exija do profissional de saúde o uso de luvas para procedimentos, é direito seu.

Dra. Amanda Damasceno Soares
Fisioterapeuta Acupunturista
Criadora da Página: Coisa de Fisioterapia Dra. Amanda Fisioterapeuta


Nenhum comentário:

Postar um comentário