sábado, 18 de abril de 2015

AS RESPOSTAS DO TRATAMENTO FISIOTERÁPICO NO PACIENTE

                               Acervo próprio - Dra. Amanda

Quando o paciente chega a um Fisioterapeuta ou a outros profissionais de saúde, ele trás consigo certa ansiedade, que é muito compreensível e também uma pergunta: vou ficar bom em sessões x? Todas essas questões são muito normais porque toda doença, independente de ser doença que promove dificuldade de mobilidade ou sistêmica, sempre causará tormento e preocupação ao paciente.
Acontece que, assim como acontece com o tratamento medicamentoso, também acontece com o tratamento fisioterápico depende 50% do profissional e os outros 50% divididos entre história clínica, disponibilidade e vontade do paciente de querer melhorar, resposta do organismo do paciente ao tratamento.
E assim como acontece com o medicamento, algumas vezes acontece com o tratamento fisioterápico de o paciente não responder de imediato ao tratamento de imediato. Visto que, nem mesmo uma medicação que muitas vezes é administrada via oral ou mesmo por meio venoso nem sempre dará a resposta que o paciente quer.
No caso da Fisioterapia, o tratamento pode ser lento porque o paciente pode responder tanto em uma sessão como ter que ficar mais sessões sob os cuidados do Fisioterapeuta.
Quando o paciente não responde bem ao tratamento, cabe ao profissional rever sua conduta profissional e também verificar se o paciente também está fazendo sua parte. Caso, ele não esteja cumprindo com sua parte no tratamento aí começam os problemas se o profissional não mostrar ao paciente a necessidade dele também cooperar para o sucesso do tratamento. Porém, nem sempre é assim. Muitas vezes quando o tratamento não dá o resultado esperado logo de início ou mesmo durante o tratamento, o paciente costuma dizer: “fiz n. sessões de Fisioterapia e não fiquei bom”, ou mesmo o paciente fez apenas uma sessão e não ficou bom. Lógico, que não. Se uma medicação nem sempre faz efeito imediato, a Fisioterapia pode também não fazer. É preciso que o paciente tenha paciência e compreenda que tudo vai depender também dele.
A você que está lendo esta postagem, sua cooperação é muito importante para o sucesso do seu tratamento. Ouça as orientações do seu Fisioterapeuta e tenha paciência, nem sempre a Fisioterapia fará efeito de imediato porque vai depender muito de como você vai reagir ao tratamento.

Dra. Amanda Damasceno Soares
Fisioterapeuta Acupunturista
Página do Facebook:https://www.facebook.com/pages/Coisas-de-Fisioterapia-Dra-Amanda-Fisioterapeuta/205049292921570  

Nenhum comentário:

Postar um comentário